Review - 20th Century Boys & 21st Century Boys




Sinopse

A humanidade, quase enfrentou sua extinção no final do século 20, não teria entrado no novo milênio, se não fosse por eles. Em 1969, durante a sua juventude, eles criaram um símbolo. Em 1997, como a vinda de desastres que começam lentamente a acontecer, esse símbolo retorna. Esta é a história de um grupo de meninos que tentam salvar o mundo.

Para Kenji, um gerente de uma loja de conveniência simples, que uma vez sonhou em se tornar um músico de rock 'n' roll, uma série de memórias de seu passado vêm correndo de volta quando um de seus amigos de infância que morre misteriosamente. Esta morte poderia estar relacionada com o surgimento de um novo culto bizarro que tem sido citado em vários outros assassinatos e desaparecimentos? Determinado a cavar mais fundo, Kenji se reúne com alguns de seus velhos amigos, na esperança de descobrir a verdade por trás de tudo.

Personal Review


Mais uma review de mangá para os leitores do blog! Mais um mangá de Naoki Urasawa, autor do renomado Monster e também do mangá que rendeu a minha última review, Pluto (Clique aqui para ler a review de Pluto).
                
Hoje vamos falar de 20th Century Boys e 21st Century Boys, o primeiro, vencedor do Kodansha Manga Awards de 2001, do prêmio de excelência no Japan Media Arts Festival em 2002, do Shogakukan Manga Awards em 2003 e a história dos dois mangás combinados ainda renderam o grande prêmio na Japan Cartoonist Awards em 2008.

                
20th Century Boys é um mangá escrito e desenhado por Naoki Urasawa (Monster, Pluto) publicado de setembro de 1999 a abril de 2006, serializado no Japão pela Big Comic Spirits e no Ocidente pela VIZ Media. Mas, o que ele tem de especial?
                
O autor prova ser um mestre do thriller em todos os seus mangás seinen, a atmosfera de suspense nos momentos decisivos da história desse mangá foram elaboradas com maestria, resolvendo alguns enigmas do plot e causando várias outras perguntas ao leitor até o fim, assim como ocorre em Monster e em Pluto.
                
O traço é praticamente o mesmo que vemos em Pluto (tirando o fato de todos os personagens serem originais e não precisarem sofrer uma adaptação do traço de um mangaka para outro), sóbrio, porém lembrando um pouco as antigas comics americanas, característica de Urasawa.
                
O enredo é o que faz o mangá ser aclamado pelos fãs e pela crítica, o que o faz ser muito bem ranqueado nos sites de reviews (nota 9.03 no Myanimelist, 6º melhor no overall). O plot segue um grupo de crianças no final dos anos 60, que criam uma base secreta (que na real é uma toca no meio de um matagal) para ouvirem músicas, lerem mangás, revistas de mulher pelada e também para não serem incomodados pelos que não são do grupo. Fãs de super heróis, eles criam um “livro de profecias”, que nada mais é que uma história em que eles salvam o mundo de um inimigo que eles mesmos criaram. As crianças criam um símbolo para a turma da base secreta. Porém, acontece o que é normal, as crianças crescem e cada um segue o seu rumo.
                
Então, o mangá foca em seu protagonista, uma das crianças da base secreta, Kenji Endo. Kenji já tem 30 e poucos anos e é reapresentado como um ex-músico que fracassou e agora vive sob pressão, administrando uma loja de conveniência de uma franquia com sua velha mãe e ainda cria a filha de sua irmã desaparecida. Kenji então é noticiado que um de seus amigos da época da base, Donkey, morreu de forma estranha. Seus amigos da base se reúnem para o funeral do amigo morto e Kenji nota que um símbolo misterioso parece estar relacionado com a morte de Donkey. Depois de consultar seus amigos de infância, Kenji descobre que o símbolo é o mesmo que eles criaram para representar sua base secreta e que estava sendo usado por uma seita estranha, que cada vez conseguia mais seguidores fanáticos, que se reuniam para ouvir os ensinamento de um estranho homem, conhecido pela a alcunha de o “Amigo”.

                Visto por esse ponto, parece uma sinopse detalhada, mas o que prende o leitor e faz com que o autor consiga usar toda o seu potencial de criar uma atmosfera de mistério, é o fato de que Kenji precisa relembrar momentos da sua infância para solucionar os mistérios em torno da morte de Donkey e paralelo a isso, outros mistérios envolvendo a organização do “Amigo”. 

Descobre-se que o “Amigo” tem muito mais poder do que todos imaginavam, que ele tem olhos em toda a cidade e muitos dos acontecimentos bizarros de Tokyo estão relacionados ao culto.
                O “Amigo” é um dos melhores antagonistas que já vi nos mangás. Ele parece saber tudo sobre os protagonistas e os mesmos não sabem nada sobre ele. Tampouco uma das coisas mais simples, mas que movem a trama, qual é a identidade do “Amigo”?
             
   A seqüência de 20th Century Boys é 21st Century Boys. Ao contrário do primeiro, ele é bem curto tendo apenas 2 volumes (16 capítulos) e funciona mais como um epílogo. A história começa a partir do último acontecimento de 20th Century Boys e serve para ser um final menos aberto para a série.
                
20th Century Boys passa boa parte do tempo em flashbacks no fim dos anos 60 e está carregado de citações aos costumes da época, programas da TV japonesa, muitas citações a mangás e animes antigos, artistas japoneses e muitas bandas ocidentais de rock que faziam sucesso na época. Prova disso é o próprio nome do mangá, 20th Century Boy é uma música da banda britânica T-Rex. Vale dizer que o mangá tem um teor musical grande em toda a sua história, ficando bem mais forte e visível, do meio para o final.

                
Então é isso guys, se você procura uma história mais séria e bem elaborada, personagens carismáticos e mistérios que te prendem, dê uma conferida em 20th Century Boys e 21st Century Boys, acredito que vale muito a pena, apesar de ser um pouco longo (22 volumes, 249 capítulos no primeiro). Mas isso acaba sendo legal, é muito tempo criando e resolvendo mistérios muito interessantes ao leitor. Valeu, falou.
Kaz

Guitarrista de várzea, terror dos lanche, menino da informática, alienígena, melhor que seu marido, esculacho seu amigo
Posts do Autor

Título: Review - 20th Century Boys & 21st Century Boys
Postado Por: Kaz
Proxima » Página inicial