Review - Haibane Renmei
























                                                         

Sinopse

 A protagonista sonha estar  caindo do céu junto a um corvo e quando acorda percebe que se encontra dentro de um casulo orgânico. Ao sair de lá vê que o lugar aonde acordou se trata de um conjunto de casas, habitado por garotas com asas e auréolas. 

  Logo recebe o nome de Rakka [Que tem o significado próximo a "caindo" em japonês] e é acolhida por Reki, que lhe explica o funcionamento da cidade chamada Glie, um lugar aparentemente desconectado do mundo real e cercado por uma muralha sagrada da qual ninguém pode se aproximar. 

  Reki então a ajuda a se adaptar à nova realidade, o que inclui: um doloroso processo de crescimento de asas em suas costas, um trabalho na cidade onde vivem humanos normais o que lhe garantiria direito a roupas e comida, e a idéia de que todas as Haibane eventualmente vão embora quando estão "prontas".








                       Personal Review


     Lançado em 2002, Haibane Renmei se trata de um drama que retrata temas como vida e morte, existencialismo e pecado.

    O anime conta em 13 episódios a história de Rakka, uma garota que acorda dentro de um casulo, sem nenhuma resposta quanto ao local aonde se encontra, o que significa o sonho que teve antes de acordar ali e o porque de asas angelicais terem crescido em suas costas.



OPENING ---- [Aqui]

Tentarei deixar a minha opinião sem "spoilar" a respeito da história, apesar de a trama e o final serem abertos a várias interpretações. E embora tenha gostado do anime não o recomendaria a todos os públicos, pelo fato de possuir desenvolvimento lento, bastante diálogo e exigir grande parte da atenção do espectador para preencher as lacunas da história. 
Um dos pontos que mais merece crédito no anime foi sua atmosfera misteriosa; Somos jogados dentro da trama, e nos vemos tão confusos e sem respostas quanto a protagonista, o que nos faz criar uma profunda empatia com os personagens. Além disso muitas obras no mundo dos animes e mangás, não conseguem "balancear" a atmosfera de ficção e realidade a ponto de estimular a imaginação do leitor/espectador, contudo, não é o caso em Haibane Renmei. Os mistérios desenvolvido pela trama são completamente cabíveis e críveis no mundo real. "O que é a muralha e o que esta alem dela?", "O que significam os sonhos?" e "O que seriam humanos em uma cidade na qual exista anjos e, embora tenham asas são tão imperfeito como nós?." 
Este tipo de contraste entre descobertas e a falta de respostas obvias é na minha opinião o ponto mais forte do anime e me faz lembrar de outros mundos construídos de forma similar como: Shadow of the Colossus(game), Ico(game) e Evangelion.
Em relação aos personagens, o anime foca principalmente em Rakka e suas companheiras da "republica dos anjos". A protagonista a principio parece apática a tudo, mas eventualmente sofre um grande desenvolvimento pessoal; O que é muito interesante de se acompanhar. 
Outra personagem bastante importante para a história [e a minha favorita] é a Reki, a 2ª mais velha do grupo; A mesma teve que assistir várias de suas amigas seguindo em frente enquanto ela não conseguia, mesmo sendo uma boa pessoa, o que a fez se questionar sobre o que havia de errado com ela. A personagem realmente mostra como o remorso pode nos corromper e a importância da amizade. 
Embora a principio eu não tenha gostado instantaneamente de todos os personagens, eles realmente me conquistaram ao decorrer dos episódios devido ao comportamento extremamente humano de todos, ressaltando a peculiaridade de todos com suas qualidades, motivações e principalmente imperfeições.

ENDING ---- [Aqui]

Recomendo este anime principalmente para pessoas que procuram por uma história com mistério, drama, fantasia e uma filosofia intrínseca voltara para o ser humano. 
MyAnimeList - Nota: 8.09 (10/03/2016)

Créditos : NewL

Título: Review - Haibane Renmei
Postado Por: Unknown
« Anterior Proxima » Página inicial